terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Advento


Feliz Ano Novo!!!!!!

Não! Eu não estou ficando louco ainda rs. É que a partir deste domingo a Igreja inicia um novo ano litúrgico, se deu fim ao Ano liturgico C e agora no 1º Domingo do Advento se inicia um novo. Mais o que é o Advento??

Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a") é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. O Advento é o tempo de espera. É o tempo de preparação pra 2ª vinda de Nosso Senhor. A liturgia do Advento nos impulsiona a reviver alguns dos valores essenciais cristãos, como a alegria expectante e vigilante Aquele que vem como um ladrão (Mt 24,42) para julgar todos os povos e gentes voltará, e a Igreja, sua esposa, espera ansiosamente por sua volta triunfosa e se prepara, preparando também o coração de todo o povo eleito com o tempo do Advento.

Assim como outrora nos tempos de São João Batista em que se pregava o batismo de conversão, todo Homem e Mulher é chamado a mudança radical de vida para estar preparado a vinda de Cristo! Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Acrescenta São Lucas: «Todos os vales sejam levantados, todas as montanhas e colinas sejam abaixadas».
Com a vinda do Redentor, segundo a sua própria palavra, quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado (Lc 14,11). Pela fé no mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo feito homem (1 Tm 2,5), aqueles que n’Ele crêem receberam a plenitude da graça, enquanto os que se recusam a crer foram humilhados no seu orgulho.

Ouçamos o que nos diz o Papa Emérito Bento XVI:

O Advento exorta os fiéis a tomarem consciência desta verdade e de agirem consequentemente. Ressoa como um apelo saudável, na repetição dos dias, das semanas e dos meses: Acorda! Recorda que Deus vem! Não ontem, não amanhã, mas hoje, agora! O único Deus verdadeiro, "o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacob", não é um Deus que está no céu, desinteressando-se por nós e pela nossa história, mas é o Deus-que-vem. É um Pai que nunca cessa de pensar em nós e, no respeito extremo pela nossa liberdade, deseja encontrar-nos e visitar-nos; quer vir, habitar no meio de nós, permanecer connosco. O seu "vir" é impelido pela vontade de nos libertar do mal e da morte, de tudo o que impede a nossa verdadeira felicidade. Deus vem para nos salvar."


( Trecho da homilia do papa Bento XVI durante a celebração das primeiras vésperas do 1º domingo do advento. Sábado, 2 de Dezembro de 2006)


SIGNIFICADO DAS VELAS DO ADVENTO

A coroa de advento


A Coroa de advento.
A coroa está formada por uma grande quantidade de símbolos:

A forma circular

círculo não tem princípio, nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar. Além disso, o círculo dá uma ideia de “elo”, de união entre Deus e as pessoas, como uma grande “Aliança”.

As ramas verdes

Verde é a cor da esperança e da vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida. Bênçãos que nos foram derramadas pelo Senhor Jesus, em sua primeira vinda entre nós, e que agora, com esperança renovada, aguardamos a sua consumação, na sua segunda e definitiva volta. O ramos dos pinheiros permanecem verdes apesar dos rigorosos invernos, assim como os cristãos devem manter fé e a esperança apesar das tribulações da vida.

A fita vermelha

A fita e o laço vermelho que envolvem a grinalda simbolizam o Amor de Deus ou o próprio Espírito Santo a embalar toda criação que é remida com a chegada de Jesus.

As bolas

As bolas simbolizam os frutos do Espírito Santo que brotam no coração de cada cristão.

As quatro velas

As quatro velas da coroa simbolizam, cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento5 . No início, vemos nossa coroa sem luz e sem brilho. Nos recorda a experiência de escuridão do pecado. A medida em que se vai aproximando o Natal, vamos ao passo das semanas do Advento, acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a chegada, em meio de nós, do Senhor Jesus, luz do mundo, quem dissipa toda escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada. A primeira vela lembra o perdão concedido a Adão e Eva. A segunda simboliza a fé de Abraão e dos outros Patriarcas, a quem foi anunciada a Terra Prometida. A terceira lembra a alegria do rei Davi que recebeu de Deus a promessa de uma aliança eterna. A quarta recorda os Profetas que anunciaram a chegada do Salvador. O mais adequado é que todas as velas da coroa do Advento sejam roxas, com exceção de uma que pode ser rosa para lembrar o Domingo Gaudete.

Enfim, uma coisa é certa: O Senhor, Justo Juiz voltará para pedir contas de nossas obras enquanto vivemos nesta terra. Cabe-nos ouvir a Voz que clama no deserto e endireitar a nossa vida, abandonando-nos na infinita Misericórdia de Deus e esperançosos da Salvação Eterna!


Bruno de Jesus.


Sem comentários:

Enviar um comentário