Santíssima Virgem,Anjos, Santos e Demônios...Onipresentes?
Sempre houve dúvidas e ataques as Intercessões dos Santos e principalmente da Santíssima Virgem, tanto por parte de Protestantes ou até no meio católico. O que se dá por falta de instrução, ou como diz o Profeta: O meu povo se perde por falta de conhecimento (Oséias 4,6).
Nosso querido Pe.Paulo Ricardo nos ensina que os Santos atuam no Céu, junto de Deus, intercedendo por nós e por nossas preces. Porém, Deus não sabe o que precisamos ? Não é Ele Onisciente, Onipresente e Onipotente ? Qual o propósito da oração e das intercessões dos Santos ?O que muito se pergunta é como a Virgem Maria, ou os Santos, até mesmo os anjos ouvem nossa orações particulares, e ao mesmo tempo as orações de outras pessoas espalhadas pelo mundo..boa pergunta, não é?!
Vamos La!
Recorrer a Intercessão dos Santos nada mais é que um Ato concreto de Humildade, pois não somos dignos de irmos diretamente a Deus, isso seria Orgulho de nossa parte. Quem é escravo da Virgem deve-se lembrar : '' Nada há em mim que de Vós não tenha merecido repulsa e cólera, não ouso aproximar-me por mim mesmo de vossa Santíssima e Augustíssima Majestade..''
A Santa Igreja, nos ensina por meio do Catecismo :
“Pelo fato que os do céu estão mais intimamente unidos com Cristo, consolidam mais firmemente a toda a Igreja na santidade… Não deixam de interceder por nós ante o Pai. Apresentam por meio do único Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, os méritos que adquiriram na terra… Sua solicitude fraterna ajuda, pois, muito a nossa debilidade.” (CIC 956)
Nós fazemos nossas Orações, porque nós precisamos alargar o nosso desejo para receber a Graça de Deus que virá (Sto Agostinho).
A Oração que fazemos a cada dia serve para alargar, escancarar o nosso coração para as Graças que Deus nos dá. Ela é um Verdadeiro mistério, já que Deus tudo sabe e tudo pode; porém, Ele quer que nós sejamos colaboradores na realização da Sua vontade. ''Deus tem sede de que nós tenhamos sede Dele''
No caso da Virgem Maria, não à devemos comparar jamais como a uma santa entre vários santos; pois ninguém jamais alcançou e jamais alcançará o grau de Santidade e de Graça que Ela alcançou perante Deus. Porém, Ela não é Onisciente, mas, estando Ela em Deus, participa por Graça daquilo que Deus quer que ela saiba. ''Em Maria, Deus está mais presente que em qualquer outro lugar'' - Tratado da Verdadeira Devoção a SS.Virgem, S.Luis de Montfort.
Deus dá a missão a Maria, portanto, dá também os meios necessários para o seu cumprimento.
Maria também não é Onipresente, mas estando em Deus, Ela pode de alguma forma estar na presença onde quer que esteja o corpo de Cristo ( Pe Paulo Ricardo).
Por fim, como se deve ser, em ultimo lugar, vamos falar sobre os Demônios. Segundo Pe. Paulo, tanto os Anjos como os Demônios ( Anjos Caídos ) concentram seu poder em algum lugar ou fato, mas não estão em todos os lugares.
Rezemos portanto, aos Anjos, Aos Santos e a Grande Mãe de Deus, que nos guarde na Santa Humildade contra as armadilhas dos Demônios e que permaneçamos sempre na Graça de Deus !!
Bruno de Jesus.
A Saudação Angélica
Todo bom católico, deve desde criança ter aprendido a rezar a Saudação Angélica da Ave Maria. O que poucos sabem é a riqueza que esta oração traz ao coração de Deus.
Primeiro, porque foi por esta saudação que a Salvação veio ao mundo, logo após Maria dar seu Sim ao projeto Divino. É ela, diz S.Luis de Montfort, que os anjos entoam milhares de vezes todos os dias exaltando a incomparável Maria ( n.8 - Tratado da verdadeira devoção a SS.Virgem )
Quando rezamos a Ave Maria, não rezamos Só. Vamos por parte :
1 - Ave-Maria, cheia de graça o Senhor é convosco : Deus quis saudar assim , através do Arcanjo Gabriel a Maria. Alias, não foi o Arcanjo que quis professar estas palavras, ele foi apenas o Mensageiro que trouxe a saudação do próprio Deus, que assim quis saudá-la.(Lucas 1,28)
Na antiguidade a aparição dos Anjos aos homens era um acontecimento de grande importância e os homens sentiam-se extremamente honrados em poder testemunhar sua veneração aos Anjos.
A Sagrada Escritura louva Abraão por ter dado hospitalidade aos Anjos e por tê-los reverenciado.
Mas um Anjo se inclinar diante de uma criatura humana, nunca se tinha ouvido dizer antes que o Anjo tivesse saudado à Santíssima Virgem, reverenciando-a e dizendo: Ave.A declarando Cheia de Graça, o Arcanjo já prova a inexistência do Pecado em Maria, pois onde há o pecado não há a Graça, e assim vice e versa.
Cântico dos Cânticos: (4, 7) Tu és formosa, amiga minha, e em ti não há mácula.
''O Senhor é convosco'', demonstra a intimidade da Jovem Maria com Deus. Já Diz S.Luis de Montfort, que é mais fácil separar a Luz do Sol, que Jesus de Maria, pois tamanha é a Intimidade de Maria com o próprio Deus.
Maria é o repouso da Santíssima Trindade, em que Deus está mais magnificamente e divinamente quem em qualquer outro lugar do universo. (Tratado da Verdadeira devoção a SS.Virgem p.5 )
2- Bendita sois vós entre as mulheres, e Bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus : Entoa então, sua prima Isabel, após a visita de Maria. (Lucas 1,42)
Que fique claro, que Maria não é bendita só entre as mulheres, mas como diz S.João Damasceno, Bendita entre todas as criaturas de Deus :“Há, porém, entre a Mãe de Deus e os servos de Deus uma infinita distância”
3- Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte, Amém. : Eis a introdução da 2 parte da oração, posta pela Igreja após o Concilio de Trento ( Versão Católico Romana Pós - Tridentina ), e que responde as promessas da Virgem Maria, de assistir seus fiéis servos na hora de suas mortes.
Portanto, sem receio e com a multidão dos Anjos e Santos, com a Santa Igreja, saudemos a Grande Mãe de Deus, Maria Santíssima !
'' A Ave-Maria, rezada com devoção,atenção e modéstia , é, como dizem os santos, o inimigo do demônio, pondo-o logo em fuga, e o martelo que o esmaga; a santificação da alma, a alegria dos anjos, a melodia dos predestinados, o cântico do Novo testamento, o prazer de Maria e a Glória da Santíssima Trindade. A Ave-Maria é um orvalho celeste que torna a alma fecunda; é um beijo casto e amorosa que se dá em Maria, é uma rosa vermelha que se lhe apresenta, é uma pérola preciosa que se lhe oferece, é uma taça de ambrósia e de néctar divino que se lhe dá ''
Bruno de Jesus
Fonte secundária : Pai Nosso e Ave Maria – Sermões de Santo Tomás de Aquino.
Fonte secundária : Pai Nosso e Ave Maria – Sermões de Santo Tomás de Aquino.
DOGMAS – Verdades Irrevogáveis
Para que se entenda e se acolha com alegria o Senhor JESUS concedeu a sua 1ª Esposa a Una, Santa, Católica e Apostólica Igreja ser o deposito da fé, consiste a esta Esposa revelar a verdade de CRISTO a todas as almas que o desejam desposar. A essa verdade revelada chamamos dogmas.
Portanto aos filhos da fé Católica é preciso que amem com entusiasmo e certeza, pois os dogmas são certezas estudadas, meditadas, oradas e assim nos resta aceitar e amar a revelação do Senhor nosso DEUS.
Na forma ensinada, ou melhor, expressa pela Igreja de DEUS um dogma é uma verdade absoluta, definitiva, imutável, infalível, inquestionável, absolutamente segura sobre a qual não pode pairar nenhuma dúvida. Uma vez proclamado solenemente, "nenhum dogma pode ser" revogado ou "negado, nem mesmo pelo Papa ou por decisão conciliar". Por isso, os dogmas constituem a base inalterável de toda a Doutrina Católica e qualquer católico é obrigado a aderir, aceitar e acreditar nos dogmas de uma maneira irrevogável.
Até hoje apenas dois Dogmas foram declarados expressamente, de forma direta pelos Papas sem que antes houvesse um concilio. Isto porque a força de vivencia e aceitação foi observada ao longo da história, ou seja, já era notória na vida de todos os Cristãos Católicos, pela apresentação dos escritos dos Santos Padres (primeiros padres, apóstolos dos apóstolos), em suma a força da tradição outrora declarou com o viver, estes dois dogmas se referem a Maria Santíssima respectivamente sendo eles o dogma da Imaculada Conceição e o dogma da Assunção.
Dogma da Imaculada
Amados irmãos em Jesus Cristo, em 8 de dezembro de 1854, Pio IX, na Bula Ineffabilis Deus, fez a definição oficial do dogma da Imaculada Conceição de Maria. Assim o Papa se expressou:
“Em honra da santa e indivisa Trindade, para decoro e ornamento da Virgem Mãe de Deus, para exaltação da fé católica, e para incremento da religião cristã, com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo, e com a nossa, declaramos, pronunciamos e definimos a doutrina que sustenta que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, essa doutrina foi revelada por Deus e, portanto, deve ser sólida e constantemente crida por todos os fiéis.”
A Santíssima Mãe de DEUS é digna de nosso louvor e veneração, é também digna dos méritos de Jesus, só uma é a minha Pomba nos revela o livro dos Cânticos, e só esta Mulher atraiu os olhares de DEUS. É mentira dos infernos dizer que poderia ser qualquer uma a mãe de DEUS, então toda a Sagrada Escritura seria uma falsidade, veneremos a Bem - Aventurada sempre Virgem e Imaculada Maria, A Predileta desde Sempre e para Sempre de DEUS, a criatura que mais o honrou, a única que mais o adorou.
Com a Igreja de DEUS dizemos Imaculada Conceição.
Rogai por nós!
Dogma da Assunção
Amados irmãos em Jesus Cristo, poderia eu descrever com meu pouco entendimento, mas desejando que seja apurado o vosso conhecimento, vos apresento conforme o dogma da Assunção foi proclamado excathedra pelo Papa Pio XII, no dia 1º de novembro de 1950, por meio da Constituição Munificentissimus Deus:
"Depois de elevar a Deus muitas e reiteradas preces e de invocar a luz do Espírito da Verdade, para glória de Deus onipotente, que outorgou à Virgem Maria sua peculiar benevolência; para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e vencedor do pecado e da morte; para aumentar a glória da mesma augusta Mãe e para gozo e alegria de toda a Igreja, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados apóstolos Pedro e Paulo e com a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que a Imaculada Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, terminado o curso da sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma à glória do céu".
Assim esta verdade de fé enche o coração da Igreja, a Assunção daquela que honrou a DEUS com a vida é a prova de que vale muito a pena consumir-se para ganhar o Reino dos céus! Portanto não deixe de consumir as tuas forças, teu intelecto, tua juventude, tua vida para assim chegar ao Amado Jesus.
Com a Igreja de DEUS dizemos Nossa Senhora da Assunção.
Rogai por nós!
Madeiro da Cruz
“Dona e Senhora da terra,
do Céu Rainha sem par,
Virgem Mãe que um Deus encerra,
suave Estrela do mar!
tua beleza fulgura,
cingida embora de véus,
pois nos trouxestes, tão pura,
o próprio Filho de Deus.
hoje é o Teu dia, nascestes;
veste sem mancha à luz,
com teu natal tu nos destes
o do teu Filho Jesus.
Em ti celeste e terrena,
o nosso olhar se compraz,
rainha santa e serena,
que a todos trazes a paz.
Louvado o Deus Trino seja,
suba ao Céu nosso louvor,
pois quis tornar Mãe da Igreja
a própria Mãe do Senhor.”
Sem comentários:
Enviar um comentário