Vida Interior





“...Mostra-me Tua presença!
Mate-me a Tua vista e formosura;
Olha que esta doença
De amor jamais se cura,
A não ser com a presença e com a figura... ”
(São João da Cruz, Cântico Espiritual, 11)




A alma esposa tem um único intuito nesta vida, estar na presença de Deus Amado, porém todos os que têm um encontro com o Senhor Jesus devem fazer a experiência do “nada ter” e de vender tudo para seguir Jesus, de morrer para si no querer, no ser. Nada ter para o Tudo possuir, tudo perder para o Tudo encontrar.

Por este motivo que no Cântico Espiritual São João da Cruz diz que a presença formosa de Deus o mata de amor e doença de amor jamais se cura, somente com a presença do nosso grande Deus Amado, pois o amor do Senhor tudo pode substituir trazendo ama nova vida.
Desta enfermidade só se morre para viver de fé.
“De amor jamais se cura...”, para sempre enfermos de amor!



Guilherme Teles, Fundador.


A Didática da Cruz




Sobre o Servo Sofredor e Humilde 

“Amarram fardos pesados e os põe sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos nem com um dedo se dispõe a movê-los... Antes, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve, aquele que se exalta será humilhado, aquele que se humilha será exaltado” (Mt 23,4.11).

A palavra servo tem um claro entendimento quando colocada junto com as palavras sofrimento e humilhação. O servo verdadeiro é o que sofre cada humilhação para crescer na obediência a santíssima vontade de Deus. Servir é humilhar-se, é deixar de si mesmo e ir ao outro em um próprio esgotamento e aniquilação. Uma das maiores expressões de sofrimento na vida do servo deve ser justamente o diminuir, diminuímos e nos humilhamos, esquecendo até mesmo quem somos e nossa própria dignidade para conseguir cargos nas empresas, notas nas faculdades, visibilidade social, quando o auto abaixar-se é proposto as claras no Evangelho pelo Senhor Jesus causa espanto e indignação pelas almas não espirituais e que não gostam de compromissos com Deus.

Na didática da Cruz aprendemos que a santíssima humilhação de Jesus em sua Paixão teve início na Quinta Feira Santa quando Ele lavou os pés dos discípulos. Afirmou Jesus: “Um só é vosso mestre” (Mt 23,8), pois o divino mestre é o Cristo Jesus que ensina se colocando como exemplo, “Se, portanto, eu, o Mestre e Senhor vos lavei os pés, também deveis lavar-vos os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que, como eu vos fiz, também vós o façais” (Jo 13,14-15). Esse ato de abaixar significa ir até o pó da terra, até o outro que se encontra necessitado de Deus e de atenção, onde normalmente não queremos ir, fugimos do baixo, quem dirá do mais baixo, do esquecimento. É certo de que na servidão e no abaixar-se relembremos quem somos de verdade, pessoas necessitadas de Deus e do outro tão iguais aos que nós servimos no serviço a Deus. Na verdade somos pó.

O divino Mestre traz consigo a didática do “fazer em si”, se os fariseus colocavam fardos pesados sobre os ombros dos homens, Jesus faz o contrário, “... eram nossos sofrimentos que ele levava sobre si, nossas dores que ele carregava” (Is 53,4). Não há outro a não ser Ele mesmo quem deve levar o peso dos pecados e perdoá-los. Tudo Jesus colocou sobre si, “Desde a planta dos pés até a cabeça, não há lugar são” (Is 1,6).

O verdadeiro servo de Deus se antecipa, o servo de Deus se humilha, o servo de Deus sofre, o servo de Deus sabe que ele nada é e que tudo é para a glória de Deus, a exemplo de Jesus: "Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o Filho glorifique a ti... Eu te glorifiquei na terra, completei a obra que me deste para fazer” (Jo 17,1.4)

Aprendamos ao contemplar o Crucificado, a didática da Cruz é um tesouro escondido.



Guilherme Teles, Fundador





Jovens fortes na oração



"[...] apresente o seu coração a Deus para que, de fato, você seja um jovem forte na oração. E, não qualquer jovem, mas um jovem forte na oração.
Peça a Deus que, nesta noite, nós possamos ter nesta Igreja jovens levantados; jovens que são fortes; jovens que não desistem; jovens que buscam; jovens que querem se encontrar com Deus; que lutam; jovens que nunca mais busquem matar sua sede em outro lugar.
Quando eu descubro quem é, de verdade, o meu Senhor, eu não procuro matar minha sede em outro lugar, que não aqui, no altar.
Jovem, reserve o seu coração no sacrário. Você conhece o seu coração, reserve-o ali e apresente o seu coração a Deus.
(Vamos apresentar o nosso coração a Deus?)
[...]
Deus te chama a ser um jovem ousado na fé, com Ele, na oração, por isso busque ao Senhor, porque Ele quer ser achado por ti. O Senhor quer que você O procure na oração para que você possa ser firme, forte nas mãos de Deus. Chega de jovens acomodados [...] Não perca tempo [...]"


Parte da pregação “Jovens Fortes na Oração”, Grupo de Jovens JORRES
Andréia Aparecida, Cofundadora


Equipe Missionária Católica Madeiro da Cruz
“Viver o Amor Esponsal ao Crucificado como Maria”

Perseverança na Fé


Amados, uma das grandes dificuldades que todo Cristão enfrenta é a perseverança e fidelidade em sua caminhada. São muitos problemas, perseguições e ataques da parte do Demônio em nossa vida espiritual ( I Pedro 5,8).

Portando, todo cristão deve saber qual é o seu ponto de encontro com Deus, porque, sem duvida alguma, no mundo em que vivemos dificilmente iremos encontra-lo. Esse ponto de encontro para muitos é o Santo terço, para outros, a Adoração Eucaristia e assim por diante.


Muitos Santos nos dizem que entre todos os meios que se tem para se perseverar na fé, os mais eficazes são : Uma devoção Terna a Virgem Maria, e a Adoração a Jesus Sacramentado.


Sem dúvida, se buscarmos essas duas realidades espirituais, seremos muito mais fiéis do que somos hoje. E claro, elas se completam! Devemos buscar a Jesus Sacramentado por Maria Santíssima, pois foi Ela o primeiro tabernáculo, é ela a '' capela do Santíssimo'' !


Vamos portanto, Adorar a Jesus com os Olhos e o Auxilio desta Boa Mãe !


Bruno de Jesus, membro da Madeiro da Cruz.



A vida com Deus também consiste nos pequenos momentos de consolo espiritual.




Nós da Madeiro da Cruz, temos um profundo amor pela Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, sabemos que mergulhar neste mistério é também experimentar o sofrimento na alma, porém a vida com Deus também consiste em momentos de consolo espiritual. São João da Cruz dizia que “Temos que viver os sofrimentos como se não fossem nossos, um dia nos serão tirados. Temos que viver as alegrias como se não fossem nossas, um dia nos serão tiradas”. Por isso precisamos dizer: BENDITO O SOFRIMENTO E BENDITO O GOZO DA ALMA. Sabemos também que o amor a Cruz não é uma exclusividade nossa e sim da Igreja Católica, portanto, exclusividade de todos aqueles que amam a Jesus e a sua Igreja.

Quero perguntar a vocês que leem: Quem sofre? Quem está com o coração angustiado? Quem está com o coração inquieto e ao menos sabe o motivo?
A pouco passei em frente a uma Igreja, senti uma vontade imensa de adorar a Nosso Senhor Jesus Cristo o Santíssimo Sacramento, mesmo sem poder parar não resisti, o Amor me atraiu, “... fostes mais forte” (Jr 20,7).
Devo dizer tudo... nada além da verdade... foram poucos minutos... mas, intensos. Diante do Amado Eucarístico tudo faz sentido, todo medo se dissipa, o chamado ecoa no intimo, o Carisma arde no peito, o desejo de “VIVER O AMOR ESPONSAL AO CRUCIFICADO COMO MARIA”, experimenta-se o apelo de um Deus que ama exposto sobre a Cruz do Altar: “Vinde a mim vós que estais cansados... ” (Mt 11,28).
Se estais no Sacramento dos Sacramentos nos esperando, iremos adorá-Lo! Corramos em busca de nosso Amado!
Eu sou do meu Amado Eucarístico e meu Amado Eucarístico é meu!

Guilherme Teles, Fundador.






Conversão Diária

Amados, durante nossa vida nos deparamos com Inúmeros problemas, sejam eles pessoais, familiares, trabalho etc. O Que não nos falta é a Cruz que deve ser carregada por cada um nesta Vida.

Já Dizia Pe. Pio : '' O sofrer é de todos. O Saber sofrer é para poucos''


Mas o que tem a ver isso com a Conversão?

 Ela não significa Mudança de vida, o homem velho morto para a Vida do Novo Homem formado no seio da Virgem Mãe...
enfim, o que isto se encaixa nos problemas diários que carrego?

Tudo !  A medida que nos tornamos Cristãos devemos manifestar a presença de Deus com nossas atitudes e ações, não só em publico (No caso, Igreja), mas quando estamos sós, quando nos encontramos com nossa miséria, passando por tribulações, provações e Tentações da parte do Inimigo.


Isso acaba se tornando conversão..uma conversão diária! Ela não é de uma hora para outra..muitos dos nossos pecados estão enraizados em nosso coração. A malícia , por exemplo, não é porque decidimos seguir o Senhor Jesus que ela desaparecerá! Basta-nos dizer e Viver conforme o Apóstolo Paulo : 'Combati o Bom Combati, Completei a Corrida e Guardei a Fé'' (2 Timóteo 4,7)


Vamos nos policiar diante das tribulações de nossa vida !

Seguiremos Decididamente o Amado Rei !

Shalom !

Salve Maria.
Bruno de Jesus

Sem comentários:

Enviar um comentário